sexta-feira , 27 abril 2018
Últimas Notícias
Associação dos Empresários da Serra debate Meio Ambiente com novo secretário e promotor de Justiça do estado.

Associação dos Empresários da Serra debate Meio Ambiente com novo secretário e promotor de Justiça do estado.

O tema foi abordado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Franco e pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcelo Lemos durante o 142º Caneg – Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra – ASES, no dia 29/04/2017, no Hotel Serra Grande, na Serra.

O presidente da ASES Remegildo Gava Milanez recepcionou e agradeceu a presença dos associados, das lideranças empresariais, politicas, apresentou os novos associados e destacou a importância do tema, além de alertar que os atuais problemas ambientais são de responsabilidade de gerações passadas que não tiveram conhecimento suficiente para lidar com o Meio Ambiente. “Agora a responsabilidade é nossa. Não podemos ser criticados após 50 anos por não fazer nada para proteger o meio ambiente.”

O promotor Marcelo Lemos, abordou o tema ‘Desenvolvimento e Sustentabilidade’, destacou que o Ministério Público será sempre um facilitador na obtenção de licenciamento, dos projetos que estejam de acordo com as questões ambientais.

Marcos Franco frisou que a meta é buscar a eficácia nas ações da secretaria. Entre as medidas administrativas e de gestão, estão: Ação emergencial em 60 dias: diagnóstico administrativo, valorizar quadro técnico experiente e implantara força tarefa; Curto Prazo: Implantar o arquivo técnico, elaborar mapa do Plano Diretor Municipal (PDM) em escada adequada, criar o Manual de Licenciamento Ambiental e atualizar e ajustar o Plano Diretor Municipal (PDM); a longo Prazo: implantar sistema de informação ambiental e consolidar as Unidades de Conservação do Município.

O Padre José Carlos da Paróquia São José de Calasans, apresentou o Programa Adolescente Aprendiz Calasans, que tem o intuito de continuar educando e formando adolescentes de 15 a 17 anos e encaminhar a outros projetos, além de oferecer oportunidades de trabalho aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto esta localizado na rua Alfredo Galeno, 98, Vila Nova de Colares, Serra.

Frases do Promotor de Justiça Marcelo Lemos:

“Nós provocamos o desequilíbrio no planeta.”

“Precisamos rever nossas escolhas. Meio ambiente deve ser discutido no social, no ambiente e no setor econômico.”

“Não podemos simplesmente fechar a Arcelor Mittal, por emite pó preto no ar. É precisa diálogo, o projeto da Arcelor e da Vale foi autorizado há mais de 40 anos. A solução é dialogar.”

“Algumas pessoas me questionam porque eu sento à mesa com essas empresas”.

“Temos dificuldades de exercer a democracia. Recebo criticas porque sento com empresários para discutir meio ambiente. Quem gera riqueza tem que ser agente ambiental.”

“Quebrar paradigma é sentar à mesa e discutir o meio ambiente com seus atores.”

“O problema da sociedade moderna é optar pela razão ao invés do coração. O homem ver a mulher hoje como sócia: você paga isso eu pago aquilo.”

“A sociedade só muda se tiver pensamento coletivo, temos que priorizar o Ser.”

“A igreja também precisa lidar com a questão ambiental. O tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, foi positiva – Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

“A desigualdade social leva a agressão ambiental.”

Por Gilmar Almeida Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*