sexta-feira , 6 dezembro 2019

Últimas Notícias
Benefícios do café para a saúde  Entenda como o café pode ser benéfico para a saúde e tire suas principais dúvidas sobre essa deliciosa bebida.

Benefícios do café para a saúde Entenda como o café pode ser benéfico para a saúde e tire suas principais dúvidas sobre essa deliciosa bebida.

Por Danielle Soares
Marketing Digital, AesCare

Seja na versão pura, com chantilly ou expresso, não é novidade para ninguém que o café caiu no gosto da população brasileira. E não é à toa que o Brasil é o segundo país que mais consome café em todo o mundo.

Mas será que isso é benéfico para a saúde? Vamos conferir os principais pontos positivos da ingestão de café, entendendo sua influência na saúde.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

11 vantagens relacionadas com o consumo de café

  1. Promove o bom humor

Estudos revelam que o consumo de café ajuda a promover o bom humor, sendo excelente até para quem quer ficar longe da depressão.

Sua ação é estimulante sobre o sistema nervoso central (SNC), melhorando a vitalidade e energia para as atividades diárias.

Para somar ainda mais pontos positivos, o café está muito associado com hábitos de convívio. Afinal, quem é que nunca tomou aquele café delicioso com a família?

Isso acaba contribuindo ainda mais para o ponto de vista relacional e de promoção de bem-estar.

E é claro que o café também contribui para a saúde, deixando o corpo bem disposto e combatendo o cansaço, somando pontos extras como:

  • Menor sonolência durante o dia a dia;
  • Melhora da produtividade;
  • Aumento da concentração;
  • E ajuda com a memória.
  1. Previne doenças como o câncer

Embora muita gente pense que tomar café não envolve qualquer influência sobre a saúde, sua riqueza em antioxidantes minimizam a inflamação celular e os efeitos deletérios da liberação excessiva dos radicais livres.

Dentre os principais tipos de câncer que podem ser prevenidos, encontramos: câncer de ovário e mama, cólon, reto e fígado.

As principais substâncias relacionadas com tal ação é a cafeína, tocoferóis, compostos de fenol e ácido clorogênico – potentes antioxidantes.

  1. Minimiza as dores de cabeça

Você já reparou que muitos medicamentos para dor de cabeça contêm cafeína?

Isso ocorre porque esse composto é excelente para combater a dor de cabeça, promovendo um efeito de contração das artérias cerebrais.

Mas claro que tudo em exagero pode fazer mal e o café não deve ser ingerido de maneira excessiva – podendo aumentar seriamente a ansiedade.

  1. Dá uma ajudinha extra no emagrecimento

Alguns dos componentes do café são compostos termogênicos poderosos, capazes de aumentar a taxa metabólica e estimular a perda de peso.

Assim, é natural que o organismo acabe queimando mais gordurinhas de maneira natural, deixando a silhueta em dia.

  1. Protege a saúde cardiovascular

Devido a seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o coração acaba ficando mais livre dos danos celulares (principalmente de radicais livres), prevenindo riscos para infartos.

A tendência também inclui a diminuição do colesterol ruim, o temido LDL, deixando o coração e os vasos ainda mais saudáveis.

  1. Deixa o fígado mais saudável

Nem todo mundo sabe disso, mas o consumo de café preserva as fibras de colágeno do órgão e previne o desenvolvimento de cirrose ou câncer, sendo altamente vantajoso para a saúde.

Sua ação diurética, sobre a qual falaremos a seguir, também ajuda para manter a saúde do fígado em dia.

  1. Apresenta uma interessante composição nutricional

A rica fonte de antioxidantes presentes no café o fazem uma excelente fonte nutricional, mostrando elementos como vitaminas, magnésio e potássio.

  1. Diminui as chances de desenvolver Parkinson

Como o café aumenta a liberação de dopamina, o cérebro fica menos propenso a desenvolver a doença – que é gerada pela falta dessa substância no corpo.

  1. Deixa o organismo mais limpo

Muitos já conhecem o efeito diurético do café, eliminando as substâncias tóxicas e que estão em excesso dentro do corpo.

Isso acaba sendo muito importante para deixar o corpo mais limpo e fazer com que até a eliminação de patógenos seja facilitada, somando ainda mais pontos positivos.

  1. Previne demências mentais

Além de ser maravilhoso para minimizar as chances de desenvolver Parkinson, o consumo de café também pode prevenir demências como o Alzheimer.

Graças a sua ação sobre algumas substâncias neurotransmissoras cerebrais, a memória tende a ficar mais viva, deixando as doenças neurodegenerativas mais longe.

  1. Permite com que o organismo fique mais calmo

Você já sentiu o cheirinho de café e percebeu que ficou mais calmo e se sentiu aconchegado?

Isso acontece porque o café é capaz de promover o bem-estar e agir contra o estresse, fazendo com que o corpo fique mais tranquilizado.

Esse é um dos motivos que fazem com que estejamos prontos para começar o dia após um bom café.

Como consumir café?

A melhor maneira de consumir café é optando pela versão coada e evitando ao máximo apenas sua fervura.

O processo de filtragem é muito importante para retirar substâncias que podem gerar complicações para o organismo, como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

As versões instantâneas também podem ser uma boa pedida, mas cuidando sempre para uma ingestão com moderação.

Qual é a ingestão diária indicada?

Os médicos recomendam que o consumo de café fique em uma média diária de 400 mg.

Para ter ideia de valores, uma xícara de café normal possui pouco mais de 150 mg.

Mas é necessário tomar atenção! Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem cuidar com o consumo, pois o bebê pode ficar mais ansioso com a presença da cafeína.

Outros aspectos importantes

Além de ser uma bebida deliciosa e capaz de promover momentos incríveis e aconchegantes em família, o café pode ser muito vantajoso para a saúde.

Seja para deixar o corpo mais animado, diminuir as dores de cabeça ou prevenir problemas de saúde, uma dose de café diária pode ser um “santo remédio”.

Mas é necessário estar atento, pois doses muito excessivas podem não ser muito bem-vindas, deixando o organismo mais agitado do que o normal.

Por isso, bom senso é essencial!

Gostou do conteúdo de hoje sobre o consumo do delicioso cafezinho e seus benefícios para a saúde? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*