segunda-feira , 23 julho 2018
Últimas Notícias
Entrevista – Dr. Willian de Sá Lessa – Dia do Médico

Entrevista – Dr. Willian de Sá Lessa – Dia do Médico

Hoje a sociedade brasileira comemora o “Dia do Médico”, uma data que visa colocar em foco a importância da profissão para o dia a dia das pessoas, que em geral estão em busca de mais qualidade de vida. A figura do médico torna-se fundamental para promoção de saúde da população, por isso, o Jornal Correio Metropolitano, teve a satisfação de entrevistar o Dr. Willian de Sá Lessa, da Clínica Med Lessa. Ele falou sobre sua realização como médico, desafios e vantagens da nova geração de profissionais que está se formando, dentre outros assuntos. Veja abaixo a entrevista na íntegra.

 

1 – O senhor se sente realizado, exercendo a função de médico? Por que?

Sim, me sinto realizado na função de médico. A razão fundamental está no fato de poder tocar no ser humano com o propósito de servi-lo e mitigar as mazelas de sua saúde.

 

2 – Em sua opinião, qual o maior desafio dos profissionais da saúde, no Brasil?

Em todo lugar que exista uma enfermidade e uma pessoa com a intenção de curar aquele enfermo, se estabelece um grande desafio. Aqui no Brasil temos importantes problemas estruturais, onde faltam recursos medicamentosos, de exames diagnósticos, de vagas para cirurgias eletivas, para pacientes graves, entre outros. Assim, torna a responsabilidade da cura mais dependente da habilidade do médico do que dos recursos.

 

3 – No último dia 15, foi comemorado o “dia do professor”. Em sua opinião, como a educação brasileira pode colaborar para uma melhor qualidade de vida da sociedade?

O conhecimento é uma poderosa luz que clareia o caminho da humanidade na direção do desenvolvimento pleno do ser, dando a capacidade de dominar e governar sobre os recursos naturais e aperfeiçoar as relações interpessoais.

 

4 – Dr Willian, além de médico o senhor também é pastor. Como é conciliar e exercer as duas vocações?

É um alegria poder militar com as armas da ciência e da fé, com o mesmo propósito de libertar o ser humano dos flagelos tanto do corpo quanto do seu espírito.

 

5 – em relação à saúde da criança, qual o melhor presente que os pais poderiam dar a seus filhos?

Os pais devem formar nos seus filhos valores do caráter, da família, da espiritualidade, entre outros, que terão um proveito preventivo sobre toda a vida daquela pessoa. Assim, ensinando a criança no caminho que ela deve andar, ela terá uma vida longa, honrada, saudável e próspera.

 

6 – O site ESTADÃO divulgou em 2015, um montante de quase R$ 10Bilhoes deixou de ser aplicado na saúde, só em Minas Gerais. Que “efeitos colaterais” um estado tão grande como MG pode sentir ao receber essa “dose” de corrupção?

Tudo que se constrói na sociedade é feito com inteligência e com recursos materiais. A falta dos recursos contribuirá para o aniquilamento social, onde a saúde, a educação e a segurança que são pilares da sociedade padecerão escassez e aviltamento.

 

7 – Em pouco tempo as gerações y e z estarão atendendo a população. Em sua opinião como deve ser a formação destes novos médicos?

A geração da modernidade terá uma forte vertente da tecnologia de última geração, como nanotecnologia, robótica e domínio da genética, que trarão grandes benefícios para a humanidade. Mas nada substituirá o toque do médico no doente. Pois “os doentes precisam de médicos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*