terça-feira , 22 janeiro 2019
Últimas Notícias
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA SERRA
escola

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA SERRA

O envolvimento da comunidade escolar na tomada de decisões, encontra-se garantida e bem estruturada no que se refere à legislação educacional. Porém esta efetiva participação é um dos grandes desafios atuais dos gestores. Estes deparam-se, de um lado com a falta de tempo e disponibilidade das famílias em dedicar-se ao espaço que seus filhos estudam, e do outro com a demanda intensa da escola que dificulta essa dinâmica.

A gestão participativa quando bem organizada nas escolas torna-se meio essencial para o bom desenvolvimento da Unidade de Ensino e andamento dos trabalhos escolares. Esta participação é garantida junto aos conselhos de escola que são instâncias permanentes de debates e entidades articuladoras, com representatividade por segmentos (pais, alunos, magistério, demais servidores e comunidade local), assegurado o princípio da paridade com funções consultiva, deliberativa e fiscalizadora nas questões pedagógico-administrativo-financeiros. Portanto, cabe ao gestor escolar, encorajar e organizar a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, tornando o espaço da Unidade de Ensino um lugar privilegiado de conscientização e troca de experiências.

Nesse sentido, o município de Serra deu um grande passo em relação à busca pela educação pública de qualidade quando organizou e realizou o processo de Escolha de novos Diretores e Coordenadores para as Unidades de Ensino do município. Foi um grande avanço no nosso sistema de Ensino porque a luta por essas ações é constante no sindicato dos professores (Sindiupes). Esse fato se deu em junção com a luta do sindicato e a vontade política do atual prefeito Audifax Barcellos e com o trabalho incansável da Secretária de Educação Vera Castiglione. A categoria de profissionais da educação vem nessa luta constante e na Serra se tornou realidade. Exemplo que nós da educação queremos que seja seguido em âmbito nacional, pois acreditamos na educação pública voltada para a democracia onde as famílias podem escolher os seus representantes e assim participar de maneira mais significativa do processo educacional de seus filhos. Para tanto, as escolas precisam ter a sua frente pessoas capazes de entender os anseios da sociedade a qual a escola está inserida.

O processo de Escolha de Diretores teve início no mês de agosto de 2015, com a publicação do Edital 6488/2015 atendendo a Lei 13.005/2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação PNE e PME (Plano Municipal de Educação). Este processo de Escolha dos novos diretores perpassou pelas etapas avaliativa e de consulta pública realizada no dia 14/12/2015.

Como participantes do processo, nós, diretoras escolhidas pela comunidade no último dia 14 de dezembro para as unidades CMEI Penélope e EMEF Altair Siqueira Costa agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho e assumimos a responsabilidade e o compromisso com a educação pública de qualidade, na busca e construção de escolas mais justas, descentralizadas do poder de poucos e com a participação ativa da comunidade. Escolas que valorizem a todos, que respeitem as diversidades e que façam nossas vidas mais felizes.
Aproveitamos para agradecer também ao Senhor Gilmar Almeida Nogueira (líder comunitário do bairro), pelo apoio e empenho nesse processo democrático.

Márcia Cristina Helmer (EMEF Altair Siqueira Costa)
Gracineia Marcelino de Paulo (CMEI Penélope)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*