sexta-feira , 27 abril 2018
Últimas Notícias
O Município de Serra e todo pais se movem para combater um inimigo de meio centímetro de comprimento.

O Município de Serra e todo pais se movem para combater um inimigo de meio centímetro de comprimento.

O Município de Serra e todo pais se movem para combater um inimigo de meio centímetro de comprimento.

O Governo Federal, Estadual e Municipal planejam ações emergenciais para combater um inimigo real da população, que tem as seguintes características: possui um tamanho em torno de 0,5 centímetros de comprimento; cor preta, com manchas brancas ao longo de seu corpo e pernas; o seu ruído é muito baixo; o macho se alimenta de vegetais e frutas doces; a fêmea se alimenta de sangue, principalmente sangue de seres humanos e primatas; ao picar ele aplica uma substancia anestésica; costumam voar próximo ao solo e atacar as pernas, pés e tornozelos; gosta de atacar no período da manhã e no final da tarde.

Estamos falando do terrível, tenebroso, ameaçador Aedes aegypti, vulgo mosquito da dengue, que tem como comparsas a Zika, que migrou para o Brasil em 2015; a Chikungunya, que obriga suas vítimas a se curvarem e a tenebrosa microcefalia que não perdoa nem as crianças. Conheça um pouco mais os nossos inimigos.

Aedes aegypti
Aedes ægypt é o nome dado ao mosquito que é conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado, de origem africana, que depende da concentração humana para se estabelecer. O mosquito se concentra nos domicílios. É o causador das doenças de dengue, a febre amarela, a febre zika e a chikungunya.

Dengue
dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Zika
O Zika vírus (ZikaV) é um flavivírus e foi isolado em 1947 na floresta Zika, em Uganda. Por este motivo a denominação do vírus. Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Chikungunya
Febre Chikungunya é o nome de uma doença que está se alastrando pelo mundo, causada por um vírus parente do da dengue. O nome Chicungunya significa “aquele que se curva” no idioma swahili, da Tanzânia, devido à forma com que os primeiros pacientes se curvavam por causa das dores.

Microcefalia
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade. O tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, e a criança que a possui pode precisar de cuidados por toda a vida, sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades, dependendo da gravidade da microcefalia que possui e se ela possui outras síndromes além da microcefalia.

Segundo o secretário de saúde do Município de Serra, José Carlos Reblin, as ações para combater o vetor Aedes aegypti na Serra são: bloqueio focal de casos notificados, visita quinzenal a pontos estratégicos, telagem de caixa d’água, ações educativas – panfletagem nos sinais de trânsito e terminais de maior movimento, utilização do carro fumacê, implantação de check list semanal nos prédios públicos, visitas domiciliares com a participação do exército, além do envolvimento de lideranças religiosas, comunitárias, estabelecimentos comerciais e ações articuladas com as secretarias de serviços, defesa social, educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano.

DADOS IMPORTANTES

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA CHIKUNGUNYA DENGUE E ZIKA

Zika Vírus no Brasil

Espírito Santo – 533 casos notificados – 07 confirmados (Vila Velha e Vitória).

MICROCEFALIA NO BRASIL RELACIONADA AO ZIKA VÍRUS

Brasil:

– 2401 casos notificados / 2165 em investigação
– 29 óbitos notificados / 26 em investigação / 01 confirmado

Espírito Santo:
– 18 Notificações de bebês (entre nascidos e identificados na gestação)
– 09 municípios,
– 14 casos notificados Microcefalia

Serra
– 01 caso

O mosquito que mata não pode nascer!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*