sexta-feira , 6 dezembro 2019

Últimas Notícias
Semana do Plástico inicia na segunda-feira, 28, com o debate sobre a imagem e a reciclagem do plástico

Semana do Plástico inicia na segunda-feira, 28, com o debate sobre a imagem e a reciclagem do plástico

A imagem e reciclagem do plástico será o tema central da 12ª Semana do Plástico, que inicia na segunda-feira, 28, e vai até o dia 6 de novembro, na Grande Vitória. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), a fim de valorizar o setor de Transformados Plásticos, aproximar as empresas do segmento e fortalecer a imagem do plástico perante a sociedade.

A programação contará com palestras, encontro de negócios, capacitação, premiações e ação de educação ambiental. “Nosso objetivo é apresentar a importância do plástico para a sociedade, trazendo para o debate os seus aspectos socioambientais, as tecnologias relacionadas à reciclagem e à importância da educação ambiental. Ao mesmo tempo, vamos valorizar, junto aos empresários do setor, a importância da inovação e da gestão qualificada para o desenvolvimento da indústria”, destaca o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

A solenidade de abertura do evento será às 19h30, no Salão da Indústria, na Findes, reunindo empresários, parceiros do setor e representantes do poder público. Na ocasião, serão revelados e reconhecidos os vencedores dos prêmios InovaPlast, Honra ao Mérito Empresarial, Gincana Tampinha Legal e Melhor Aluno da Escola Senai do Plástico.

Ao longo da semana, a programação será variada com atividades para profissionais e empresários do setor, além da comunidade em geral. Na terça-feira, 29, a partir das 8h, empresas dos setores de Plásticos, Madeira, Gráfico e Papel participarão, como ofertantes, de um Encontro de Negócios, no Salão da Indústria, na Findes. Dentre as demandantes confirmadas estão a Morar Construtora, a ArcelorMittal, a Adcos, a Laticínios Fiore e a Argalit.

Também estarão presentes no encontro, representantes do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS), e será apresentado o Programa Microcrédito da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). “Acreditamos que esse encontro gere oportunidades de negócios para as indústrias capixabas, além de valorizar o associativismo”, afirma o presidente do Sindiplast-ES.

Capacitação para empresários e profissionais do setor

Na quarta-feira, 30, será o momento de os empresários do setor de Plásticos debaterem sobre competitividade e inovação, durante o PicPlast – qualificação voltada para o desenvolvimento de processos, soluções e produtos de maneira inovadora. O encontro será a partir das 19h, no FindesLab, discutindo temas como “Tendências de Inovação no setor de Plásticos”, “Oportunidades de Inovação para a Indústria” e “Como montar um Canvas de Negócios”, além de contar com apresentações de inovação do Sebrae-ES e do Projeto “Ideias para a Inovação”.

A qualificação dos profissionais do setor e comunidade em geral ocorrerá na sexta-feira, dia 1º de novembro, quando acontece o minicurso “A reciclagem de materiais poliméricos”, ministrado pela tecnóloga em Polímeros Jeangela dos Santos Nascimento, na Escola Senai do Plástico, na Serra. A capacitação, marcada para às 18h30, apresentará todo o processo de reciclagem do plástico, além dos projetos na área desenvolvidos dentro da Escola Senai do Plástico e temas como desenvolvimento sustentável, descarte correto e consciência ambiental.

Segundo a palestrante, finalizando a capacitação, os participantes terão ainda uma experiência prática de reciclagem com a utilização de equipamentos da Escola Senai do Plástico, passando por processos como separação, trituração, revalorização e injeção do plástico reciclado. Os interessados em participar podem se cadastrar gratuitamente pelo link www.sindiplastes.org.br/inscricao-semanadoplastico.

Conscientização ambiental

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Semana do Plástico estará concentrada em disseminar a consciência ambiental entre crianças e jovens estudantes. Na terça-feira, 5, os beneficiados serão os alunos do Centro Educacional Augusto Ferreira (Cedaf), localizado no município da Serra, que assistirão a um Teatro de Fantoches com temas como descarte correto de resíduos, reciclagem do plástico e preservação do meio ambiente.

Encerrando a programação da Semana do Plástico, na quarta-feira, 6, os estudantes vencedores da Gincana Tampinha Legal farão uma visita técnica às instalações da empresa TopPlastic, na Serra, a fim de conhecerem in loco os processos de desenvolvimento, produção e fabricação de embalagens plásticas.

“O Sindiplast-ES integra um movimento nacional que busca disseminar a educação ambiental na sociedade e apresentar o potencial de transformação do plástico, desmistificando a sua imagem de vilão ambiental. O reuso e o potencial mercadológico do plástico para a sustentabilidade e para o meio ambiente é real, sendo isso que buscamos transmitir nessas ações”, finaliza o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

Mais informações para a imprensa:

Contatus Comunicação – Rita Diascanio e Jackeline Gama – (27) 3089-4100

Sindiplastes – Gilmar Almeida Nogueira – (27) 3334-5922 – (27) 98841-0764

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*