domingo , 20 outubro 2019

Últimas Notícias
Sindiplastes promove ação socioambiental e sustentável

Sindiplastes promove ação socioambiental e sustentável

Desde 1998, o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES) atua como indutor de um setor de transformação do plástico mais forte e competitivo, em harmonia com melhorias socioambientais e com o desenvolvimento sustentável da indústria capixaba. Para conscientizar sobre a importância do plástico no dia a dia e promover o debate sobre economia circular, o Sindiplast-ES integra um movimento nacional, alinhado à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Esse movimento inclui iniciativas como a Rede de Cooperação para o Plástico, que reúne todos os elos da cadeia produtiva do produto em torno da discussão e do desenvolvimento da economia circular no processo produtivo do setor; e o Movimento Plástico Transforma que, por meio de conteúdos e ações educativas, apresenta o potencial de transformação do plástico, valorizando o produto e procurando desmistificar a imagem de vilão ambiental, muitas vezes, reproduzidas na sociedade.

No Espírito Santo, o Sindiplast-ES ainda promove a Gincana Tampinha Legal, ação de conscientização para a preservação do meio ambiente que incentiva estudantes das unidades Sesi-ES e Senai-ES a coletarem tampinhas plásticas que, após recicladas, são revertidas em recursos para instituições assistenciais no Estado. Em apenas duas edições, a competição foi responsável pela retirada do meio ambiente e a reciclagem de mais de 3,8 milhões de tampinhas plásticas.

O Sindicato também tem mantido um canal técnico aberto com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para debater os Projetos de Lei (PL) que refletem diretamente o desenvolvimento do setor e estão relacionados às questões ambientais que envolvem o plástico, buscando a defesa do produto e alianças efetivas com a instituição, Governo e órgãos ambientais para a apresentação de ações que favoreçam a economia circular.

AMIGO DA SUSTENTABILIDADE

Os plásticos são fundamentais para o desenvolvimento social, econômico e na preservação do meio ambiente. Dessa forma, configuram-se como um dos principais aliados da sustentabilidade, que busca o desenvolvimento equilibrado desses aspectos. Por terem origem fóssil, de resinas derivadas do petróleo, os plásticos convencionais são 100% recicláveis, podendo retornar inúmeras vezes ao processo produtivo como matéria-prima para outros produtos.

A presença do plástico em diversas áreas da economia promove a geração de emprego e renda, sendo o setor o 4º maior empregador entre as indústrias de transformação no Brasil, com cerca de 12 mil empresas, 323 mil trabalhadores e um faturamento de R$ 78,3 bilhões registrado em 2018. Características como versatilidade, maleabilidade e durabilidade fazem do plástico um produto essencial para evitar as contaminações do solo e de alimentos, para a manutenção da higiene, para o armazenamento da água e o saneamento básico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*